domingo, 15 de maio de 2011

Cinema Francês

França foi o lugar onde nasceu o cinema e vários movimentos cinematográficos, como a Nouvelle Vague. 
Como já dissemos anteriormente, o cinema surgiu historicamente, após a invenção do cinematógrafo dos irmãos Lumière. 

Após a Primeira Guerra Mundial, a indústria francesa de cinema sofreu com a fraca economia, e as produções diminuíram no resto da Europa, o que permitiu que as obras cinematográficas americanas entrassem no mercado europeu devido o baixo custo em comparação aos filmes europeus.

Durante o período entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, Jacques Feyder tornou-se um dos fundadores do realismo poético em França. Nas décadas de 30, vários filmes foram precursores da era New Wave, cujo movimento é influenciado pelo italiano neo-realismo e os clássicos de Hollywood.

Posteriormente a Segunda Guerra Mundial, o cinema francês passou por diversas fases, tais como o minimalismo, onde procuraram-se exprimir através de seus fundamentais elementos, especialmente, nas artes visuais, no design e na música, os filmes comerciais, que tiveram muito sucesso pela sua comédia. Nos anos oitentas, aparece o movimento “Cinema du Look” onde seu principal objectivo era o estilo visual, mais do que a narrativa, espectáculo ou substancia.

Nestes últimos anos, várias produções francesas ganharam reconhecimento internacional, como Amèlie que virou um estrondoso sucesso mundialmente e elogiado incansavelmente pela crítica, e também, vários directores franceses tem vindo a produzir obras estrangeiras.
Actualmente, o cinema francês é o mais dinâmico da Europa em termo de público, de filmes produzidos e de receitas geradas por suas produções.

Sem comentários:

Enviar um comentário