quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cinema dos Estados Unidos

O cinema dos Estados Unidos, além de uma forma de expressão cultural específica de um povo, é também uma das mais bem-sucedidas indústrias de entretenimento do mundo. Apesar de nem todos os filmes dos Estados Unidos serem produzidos em Hollywood, a localidade tornou-se sinónimo desta indústria nacional. A influência do cinema americano no resto do mundo é avassaladora e permanece, geralmente, como uma referência para o público que, em termos gerais, prefere esta cinematografia aos filmes do seu país.

Thomas Alva Edison teve um papel importante na invenção do cinema, mas os direitos que reclamava legalmente e usando, mesmo a força, devido à patente da invenção, obrigou muitos cineastas a procurar outros locais para realizar os seus filmes. Em Los Angeles, na Califórnia, os estúdios começaram a instalar-se numa zona pacata da cidade: Hollywood.

Antes da Primeira Guerra Mundial, os filmes eram feitos em várias cidades dos Estados Unidos, mas já se notava uma certa atracção em relação ao sul da Califórnia, que foi aumentando com o desenvolvimento da indústria. Eram atraídos pelo clima ameno e pela luz do sol, que permitia filmar no exterior durante quase todo o ano. A variedade de paisagens proporcionadas pelos arredores constituiu também uma razão para esta preferência. David Wark Griffith, e o seu The Birth of a Nation (O Nascimento de uma Nação), é considerado, quase unanimemente, o verdadeiro pai desta cinematografia, ao definir as regras e a linguagem própria da sétima arte (lugar que ocupa, no plano mundial, com Serguei Eisenstein, na Rússia).

O cinema dos Estados Unidos teve um efeito profundo sobre o cinema em todo o mundo desde o início do século 20. Sua história é, por vezes, dividida em quatro períodos principais: A Era do Cinema Mudo, O Cinema Clássico de Hollywood e O Período Contemporâneo. Desde 1920, a indústria cinematográfica americana arrecadou mais dinheiro a cada ano do que qualquer outro país.

Actores americanos como John Wayne e Marilyn Monroe tornaram-se figuras icónicas, enquanto o produtor e empresário Walt Disney era um líder em ambos filmes de animação e merchandising. Os grandes estúdios de cinema de Hollywood são a principal fonte de filmes de maior sucesso comercial no mundo, tais como “Gone with the Wind” (1939), “Star Wars” (1977), “Titanic” (1997), e "Avatar" (2009). Actualmente, os estúdios de cinema norte-americanos geram ao todo centenas de filmes de cada ano, tornando os Estados Unidos o terceiro produtor mais prolífico de filmes no mundo - o primeiro é a Índia e o segundo a Nigéria.

Sem comentários:

Enviar um comentário